Conhecimento para inovar o mundo
O conhecimento é um produto? Sim – e essa afirmação nada tem de pejorativa. Produzir conhecimento é promover a formação de indivíduos, a democratização do saber e o desenvolvimento social. Com tudo isso em mente, a Universidade Feevale – conceituada instituição de ensino superior com sede em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul – apostou desde cedo na missão estratégica exposta em seu slogan: Conhecimento para inovar o mundo. Não por acaso, a universidade – mantida pela Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) – recebeu duas vezes o Destaque Responsabilidade Social pela Assembleia Legislativa do Estado. Entre outras distinções, a Feevale também foi apontada pela Revista AMANHÃ como uma das 20 organizações mais inovadoras no Sul do país e, recentemente, recebeu do Sinepe/RS o prêmio Instituição Destaque 2013.
Fundada há quatro décadas, a instituição chegou ao século XXI esbanjando saúde – na mente e no corpo. Em 2012, a Feevale ultrapassou a marca de 17 mil alunos, com mais de 50 cursos de graduação e 40 cursos de especialização e MBA, além de doutorados e mestrados. Atualmente, a universidade conta com mais de uma centena de projetos de pesquisa em execução. A produção de conhecimento também é o foco da Escola de Aplicação, no Centro de Idiomas e no Núcleo de Extensão da universidade. A atuação da Feevale se estende para além de suas fronteiras físicas, por meio de ações de relacionamento com escolas da região, dando forma a uma rede interligada de ensino. Um exemplo disso é o Mundo Feevale – mostra de profissões na qual são apresentados os cursos de graduação oferecidos –, que conta com a presença de mais de 4 mil alunos de escolas de Ensino Médio da região do Vale do Sinos. Por iniciativas como essa, a universidade recebeu, em 2013, o Troféu Ouro do Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), na categoria Gestão/Relacionamento. A premiação é realizada pela ABMES, FENEP, ANACEU, ABRAFI, CONFENEN e HUMUS com a finalidade de reconhecer as instituições e os gestores que se destacam no segmento educacional em todo o país.
O sol é para todos
A Feevale nasceu em 1969 – com denominação diferente da que tem hoje. Nos primeiros tempos, ela se chamava Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo. Passaram-se três décadas antes que a Federação se transformasse em Centro Universitário. Por fim, em 2010, veio o credenciamento como universidade, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de abril – um presente bastante apropriado, já que essa é a data do aniversário de Novo Hamburgo. A atual identidade visual da instituição ganhou sua forma definitiva na época do credenciamento. O tradicional símbolo verde-amarelo – utilizado desde os tempos da Federação – foi reinventado com elementos gráficos mais dinâmicos e modernos. Além disso, a palavra “universidade” foi acrescentada à marca, resultando na sua atual identidade visual.
As transformações que ocorreram nesses 45 anos são resultado de um DNA que já estava inscrito nas artérias da instituição desde seu surgimento. Além da transparência, da inovação e do comprometimento ético, um dos princípios fundamentais da Feevale é o conceito de universalidade – ou seja, a ideia de que a difusão de conhecimentos e de saberes universais é também uma estratégia na construção da igualdade entre os seres humanos e os diferentes povos. O respeito às diferenças e a rejeição a todos os tipos de discriminação integram o rol de práticas sacramentadas da Feevale – que vê no aperfeiçoamento constante da cultura democrática um dos objetivos de qualquer instituição propagadora do conhecimento.
Um dos resultados pragmáticos desse compromisso com os princípios da democracia é a valorização à liberdade criativa e intelectual – dois pilares que sustentam e aprimoram a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. A autonomia para criar, pensar, criticar, aprender, ensinar e produzir conhecimento é um atributo central às práticas da instituição – comprometida com a educação integral do ser humano em todos os níveis e modalidades de ensino.
A filosofia estratégica da Feevale, por sinal, está baseada neste paradoxo: o ser humano é ao mesmo tempo singular e universal. Universal em suas aspirações e em sua dignidade básica. Singular em suas diferenças e na vasta gama de nuanças culturais que apresenta. Tendo em mente essa confluência entre o particular e o inalterável, a Feevale construiu ao longo das décadas sua abordagem inclusiva e profunda às questões da heterogeneidade social. Essas ideias baseiam seu intensivo processo de produção e disseminação de conhecimentos sócio-históricos e científico-tecnológicos. O histórico de cada área do conhecimento e as peculiaridades de cada comunidade envolvida são fatores sempre levados em conta nessa trajetória – que tem entre seus objetivos, além do aprimoramento universal do ser humano, a promoção do desenvolvimento regional. Esse é o ponto de partida e o ponto de chegada para todas as ações da universidade, em suas articulações com o contexto global. Ou, como escreveu o autor russo Liev Tolstoi: “Para ser universal, pense primeiro em sua própria aldeia”.
Muito além do diploma
Na Feevale, a formatura é apenas mais um capítulo em uma relação que não tem limites no tempo nem no espaço. Desde 1999, a universidade traz às suas instalações os graduados que completam 25 anos de colação de grau. É o Projeto Prata – cujo principal objetivo é possibilitar o encontro de ex-colegas em um festivo resgate das trajetórias acadêmicas e institucionais. Momentos do passado são revividos, antigas amizades são retomadas – e tudo isso serve também para ilustrar o desenvolvimento constante da Feevale, considerada pelo Inep/MEC uma das melhores universidades do Brasil.
Manter a proximidade com seu público, por sinal, é um dos pilares em todas as estratégias de marca da Feevale – que mantém uma atuação constante e alinhada nas redes sociais, principalmente Facebook e Twitter. Além disso, a Assessoria de Imprensa da instituição garante a presença da Feevale junto aos principais veículos de comunicação através de mídia espontânea. A universidade também recorre a consultorias, planejamentos e outros trabalhos específicos de branding para fortalecer sua marca, além de contar com os serviços do Centro de Pesquisa e Planejamento da própria instituição. E todos esses esforços são integrados por meio do Departamento de Marketing, que desenvolve, de forma permanente, ações articuladas com todos os seus núcleos, sempre alicerçados no planejamento estratégico da instituição.
A participação em feiras e eventos externos, assim como a realização de promoções em âmbito interno, como congressos ou aulas inaugurais dos institutos acadêmicos no Teatro Feevale, são outros meios de trabalhar a marca Feevale de modo sistemático. Inaugurado em 2011, o Teatro Feevale é a maior e uma das mais bem equipadas casas de espetáculos em todo o Rio Grande do Sul. Outros projetos na área cultural incluem o
Cultura no Campus Infantil. Realizada em parceria com o Ministério da Cultura, a iniciativa apresenta, na Feevale, uma agenda de espetáculos para alunos de escolas da região. Desse modo, além de firmar-se cada vez mais como uma instituição de ensino reconhecida pela produção de um conhecimento inovador e empreendedor, a Universidade Feevale também se destaca na criação de vínculos cada vez mais profundos com seu entorno – levando o mundo à aldeia, e colocando a aldeia no mundo.
Veja mais notícias sobre 100 Marcas do Rio Grande.
Comentários: