China investe pesado nos portos do Sul
A operadora chinesa de terminais de contêineres CMPort (China Merchants Port) anunciou a compra de 90% da TCP, que opera o terminal de Paranaguá (foto), no Paraná, um dos maiores da América do Sul. O negócio foi fechado por R$ 2,9 bilhões. A transação é o primeiro investimento da CMPort na América Latina e abrange também a subsidiária TCP Log, que presta serviços logísticos como armazenagem e carregamento. A CMPort é dona de terminais em países de Ásia e Europa, além de Estados Unidos, Nigéria e Turquia.
O contrato prevê a compra de 50% das ações que pertencem à Advent International e de 40% da parte que pertence aos acionistas fundadores da TCP. A operação, que foi anunciada neste domingo (3) deve ser concluída até o fim deste ano, sendo necessário passar pelas etapas de aprovação regulatória, incluindo o parecer do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A China Communications Construction Company (CCCC), a maior empresa de infraestrutura da China, assinou no sábado (2), em Pequim, um memorando de entendimentos com o Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura Anessa para construção conjunta do Terminal Graneleiro da Babitonga, um projeto privado em São Francisco do Sul (SC). O valor do aporte para construir o porto é de R$ 1,6 bilhão.
Veja mais notícias sobre Negócios do Sul.
Comentários: