Capacidade instalada da indústria é a menor em 12 anos

Nesta quinta-feira (1º), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciou o índice de utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira. O indicador ficou em 77,9% em agosto, ou 0,8 ponto percentual abaixo da taxa apurada um mês ant...

Nesta quinta-feira (1º), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciou o índice de utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira. O indicador ficou em 77,9% em agosto, ou 0,8 ponto percentual abaixo da taxa apurada um mês antes, na série livre de influência sazonal. Esse é o menor nível em toda a série histórica que foi iniciada em janeiro de 2003. 

O estudo ainda informa que as horas trabalhadas recuaram 0,3% frente a julho, na série dessazonalizada, e cederam 10,2% ante agosto de 2014. O nível de emprego caiu 1,1% entre julho e agosto, marcando o sétimo recuo consecutivo. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador teve baixa de 7,1%. 

O faturamento real do setor aumentou 0,7% em agosto, perante o mês anterior, mas declinou 7,2% no comparativo com um ano antes. Os indicadores de renda na indústria também tiveram elevação em agosto. A massa salarial real subiu 0,3% entre julho e agosto, mas apresentou redução de 7,2% ante o mesmo mês de 2014. Já o rendimento médio real avançou 1,1% entre o sétimo e oitavo mês deste ano e caiu 0,2% perante agosto do calendário anterior. "Esse resultado deve estar associado ao aumento dos gastos incorridos pelas empresas na rescisão dos contratos de trabalho", observa o relatório da CNI esclarecendo que esses indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).


Veja mais notícias sobre Indústria.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 16 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/