A grife gaúcha dos eletrodomésticos
A cidade de Venâncio Aires pode se orgulhar por ser o berço da Venax, única fabricante de eletrodomésticos do Rio Grande do Sul. Uma empresa com a identidade marcada pela inovação e pela qualidade. E cuja trajetória pode ser dividida em duas fases. A primeira, com os movimentos iniciais da companhia, no começo dos anos 1970, sob a denominação de Metalúrgica Venax. À época, a produção era dedicada apenas a fogões à lenha e a gás, tendo no mercado externo sua principal clientela – especialmente em países vizinhos, como Argentina e Chile. A vocação exportadora, inclusive, está refletida no próprio batismo. A palavra Venax surgiu pelo emprego das quatro primeiras letras de Venâncio – referência ao município – somadas à letra X, prática comum de organizações que naquele tempo buscavam maior aceitação internacional.
Em âmbito nacional, a Venax inovou com o lançamento do primeiro fogão de seis bocas do país. Equipadas com tampo de vidro, as peças inéditas foram apresentadas numa campanha que teve a atriz norte-americana Kate Lyra como garota-propaganda. Reconhecida por sua participação em programas humorísticos, a estrela aparecia sobre os fogões Venax proferindo o seu característico bordão: “Brasileiro tão bonzinho”. A ação mostrou-se um grande acerto, e a Venax alcançou excelentes resultados.
Em 1982, no entanto, abatida por dificuldades financeiras, a Metalúrgica Venax entrou em liquidação judicial e teve sua estrutura posta a leilão – com o arremate cabendo ao empresário Walter Bergamaschi. Ainda hoje à frente da gestão, a família Bergamaschi seria surpreendida com a não inclusão das marcas no espólio adquirido. A utilização do nome por parte dos novos donos só foi possível por meio de liminares. Ainda assim, a marca ficaria inativa até 1984 e seria alvo de uma batalha judicial que perduraria por mais de uma década. Só em 1995 os direitos foram irrestritamente concedidos aos atuais controladores, e o nome Venax pôde finalmente ser estampado nos produtos. A saída encontrada para driblar a pendência remete a 1985, com a alteração do registro corporativo para Metalúrgica Venan. Começava assim a segunda e mais importante fase da marca Venax.
A Metalúrgica Venan manteve-se no ramo de fogões e, posteriormente, adquiriu as operações da Steigleder, diversificando sua atuação com a produção de refrigeradores. Aproveitando-se do bom conceito construído no exterior, a marca direcionou seu foco para o atendimento a países vizinhos. As vantagens agregadas pela constituição do Mercosul, no início dos anos 1990, impulsionaram a expansão da Venax para além dos limites nacionais. Nos primeiros anos, as exportações absorviam cerca de 90% da demanda industrial. Atualmente, esse modelo de negócio corresponde a cerca de 30% do faturamento.
Hoje, a marca leva seus produtos a 43 países, possuindo montadoras em 12 localidades do globo, cobrindo todos os continentes. O parque fabril de Venâncio Aires estende-se por 29 mil metros quadrados de área construída e está modernamente equipado para gerar um qualificado portfólio. O mix de produtos apresenta fogões e fornos a lenha, a gás, embutidos (cooktops) e de utilização industrial, além de refrigeradores, freezers, expositoras de bebidas, cervejeiras, climatizadora de vinhos e kits de canos galvanizados e esmaltados.
Em 2003, a Venax concluiu um importante reposicionamento de sua imagem, abandonando a denominação de metalúrgica e transforma-se na Venax Eletrodomésticos. Junto à alteração da razão social, a Venax concebeu também uma nova identidade visual. Desenvolvida com base em tendências de design e estudos de mercado, o novo logo é modernizado e ganhou registro figurativo, nominal e misto – obtendo, assim, uma melhor aplicabilidade.
Anteriormente, a marca trazia o vermelho como tonalidade predominante – em referência ao calor da linha de cocção. Com a entrada dos artigos de refrigeração, no entanto, o emprego da cor passou a despertar certa incongruência estética. Assim, a nova composição destaca o azul e o preto, apresentando-se numa disposição simétrica entre o ícone – uma estilização da letra V – e o lettering de tipos limpos e sólidos.
Tornar-se único, reafirmar uma identidade, destacar-se. A diferenciação é uma diretriz que se impõe na competição acirrada do mercado e se mistura aos anseios do homem moderno. Ciente das exigências de seu segmento e antenada a seu tempo, a Venax tem nessa premissa uma de suas principais características. Através de uma planta produtiva verticalizada, a empresa possui flexibilidade para montar diferentes modelos e linhas – que facilmente se adequam às mais variadas demandas, ambientes e culturas. A companhia atende com autenticidade e extrema eficiência a uma gama heterogênea de consumidores ávidos por personalização e pela fuga do comum.
Alcançar essa expertise só foi possível pelos esforços empenhados pela Venax em prol de sua gestão de qualidade – iniciados com a implementação de programas internos, em meados dos anos 1990. Em 2007, a companhia passou a seguir a metodologia do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Três anos depois, a Venax era agraciada com o Troféu Bronze no Prêmio Qualidade RS 2010. Em 2011, a empresa subiu mais um degrau em excelência e auferiu o Troféu Prata. No ano seguinte, o Inmetro certificou a Venax com a Portaria 371 – a normativa técnica que atesta a segurança dos produtos de refrigeração. Já em 2013 foi a vez do selo ISO 9001: 2008 avalizar a Gestão de Qualidade da corporação.
A construção da marca Venax é uma tarefa contínua que permeia todas as ações da empresa. A companhia atua em parceria aos melhores distribuidores do mercado e orgulha-se de manter uma imagem de seriedade junto aos revendedores. Esse binômio formado com lojistas idôneos é vital para que a marca torne-se sinônimo de qualidade e inovação, conquistando a confiança dos clientes e demais stakeholders. A percepção dessa reputação é colhida através de ferramentas de avaliação que incluem pesquisas de satisfação, monitoramento de redes sociais e o feedback gerado com o pós-venda.
Para a divulgação de seus produtos e o reforço de marca, a Venax elege a veiculação de peças em mídia eletrônica e impressa, além de patrocínios e da participação em feiras e eventos do setor. A elaboração de material explicativo – folders e catálogos – também compõe a estratégia de comunicação. Nesse quesito, a agilidade da Venax desponta: a empresa mantém uma equipe interna de designers gráficos, podendo assim otimizar as relações junto aos consumidores.
Consolidar a marca Venax, torná-la ainda mais reconhecida no mercado nacional e internacional pela sua autenticidade, qualidade e inovação. Essa é a visão que tem conduzido a organização a todos os seus êxitos. Mas o sucesso de uma empresa jamais prescinde da parceria com o meio-ambiente e com a sociedade. Zelosa por essas relações, a Venax elaborou o Projeto Repensar. A iniciativa vale-se de um conjunto de ações socioambientais para disseminar o respeito à natureza e à comunidade em todos os níveis. A equipe de colaboradores, formada por cerca de 500 funcionários, mantém relações alinhadas aos anseios e à cultura da companhia – trabalhando com a necessidade permanente de buscar o crescimento da empresa. Cada vez mais, a Venax demonstra a sua força e a sua diferenciação, defendendo sozinha a bandeira da competência gaúcha no mercado de eletrodomésticos.
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