Vamos pegar um latão?

Como anunciado desde 2012, finalmente a fusão da TAM com a chilena LAN Airlines tomou forma de marca própria sob o infeliz (na minha opinião) nome de LATAM. A inconveniência do nome já é discutida há tr...

Como anunciado desde 2012, finalmente a fusão da TAM com a chilena LAN Airlines tomou forma de marca própria sob o infeliz (na minha opinião) nome de LATAM. A inconveniência do nome já é discutida há três anos, então não foi uma decisão tomada às pressas. Foi de caso pensado mesmo.

Para o setor aéreo, LATAM remete à América Latina. É uma associação positiva e até desejável. O problema é que em português a palavra é muito próxima foneticamente de “latão”, o apelido carinhosamente usado pelos brasileiros para ônibus em estado precário de conservação.

Uma referência a um meio de transporte menos rápido e tecnologicamente não tão desenvolvido já é por si só ruim; mas ainda fica pior se a referência for estendida à ideia de enlatado, que é como as pessoas costumam se sentir ao viajar atualmente na maioria das companhias aéreas.

Além disso, latão é uma liga de cobre e zinco, não utilizada em escala na construção de aeronaves (a carcaça utiliza alumínio, fibras de vidro e carbono, que são materiais mais leves e resistentes). Ou seja, além de tudo, latão é um material ultrapassado e inadequado para aviação.

Com isso, temos várias associações negativas à palavra e apenas uma positiva. Sabe-se que uma marca é constituída por seu nome, sua marca gráfica e, com peso maior, pela experiência do cliente. De nada vale um nome excelente se a marca gráfica for mal construída ou se tudo for lindo, mas o serviço for horrível. Marcas amadas são uma combinação desses três componentes.

A marca gráfica parece bem resolvida, mas a empresa tem um grande desafio a superar por causa da escolha do nome (um esforço totalmente desnecessário, penso eu, se a escolha recaísse sobre um nome menos comprometedor).

Agora é esperar pela superação das expectativas no serviço oferecido. Perigoso, pois basta um mínimo deslize e “LATAM” vai virar sinônimo de empresa aérea ruim.

Vamos acompanhar.

Veja mais notícias sobre Sem Categoria.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 09 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/