Geração Y, uma vilã?

Quando pensamos em comportamento em ambiente empresarial inadequado, logo nos vem à lembrança a geração mais jovem. No entanto, essa situação não é privilégio somente dela. Qual seja a id...

Quando pensamos em comportamento em ambiente empresarial inadequado, logo nos vem à lembrança a geração mais jovem. No entanto, essa situação não é privilégio somente dela. Qual seja a idade do colaborador, ele precisa adequar seu comportamento ao do ambiente da empresa em que trabalha. Não são poucos os gestores que reclamam e inclusive já utilizam a expressão que “muitos são contratados pela capacidade e acabam sendo desligados pela atitude”.

Mas preciso destacar o impacto da Geração Y na gestão atual. Os jovens dessa geração são mais confiantes, mais tolerantes e mais inclinados a valorizar o ensino formal, sem dizer, é lógico, na desenvoltura e agilidade de adaptação com as novas tecnologias que todos eles possuem. Por isso, é preciso que os mais experientes saibam ser liderados pelos mais jovens.

Apesar da pouca idade, essa geração consegue rapidamente discutir com pessoas de todo o planeta. Por ter essa agilidade virtual, os Ys criam possibilidades admitindo várias alternativas para chegar ao mesmo resultado. Isso é positivo, pois ele poderá encontrar várias formas para realizar uma tarefa que um líder tenha solicitado. Porém, para que se alcance esse objetivo, é importante que o gestor seja muito especifico de como quer que determinada ação seja executada para não causar conflitos.

Isso significa equilibrar a delegação de tarefas com a liberdade de ação. Para alguns líderes mais rígidos, essa atitude pode aparentemente parecer uma terceirização das responsabilidades do líder, mas na verdade significa uma adaptação de liderança em nome das novas gerações.

Mas nem tudo são flores. Muitos jovens da Geração Y confundem o ambiente empresarial com seu ambiente de convívio de amizade, mais descontraído e mais informal. Isso pode causar um problema muito sério de relacionamento. Gírias e palavrões, por exemplo, são características da forma que essa geração costuma se comunicar. Porém, é importante destacar que esse comportamento gera o chamado ruído, pois o gestor e os colegas podem se chocar com o comportamento inadequado. É comum que eles prestam mais atenção nas palavras que estão sendo ditas do que no conteúdo que o Y está passando com aquela mensagem. Isso pode criar obstáculos intransponíveis, principalmente se esse jovem está à frente de um projeto de risco ou de muito destaque para a companhia.

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Quinta, 12 Dezembro 2024

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