Eis as cidades do Sul que mais criaram empregos até outubro

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na quinta-feira (21) pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, revelou que o Sul criou, no acumulado do ano até outubro, m...
Eis as cidades do Sul que mais criaram empregos até outubro

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na quinta-feira (21) pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, revelou que o Sul criou, no acumulado do ano até outubro, mais de 178.144 novos empregos (veja mais detalhes aqui). O Portal AMANHÃ compilou os dados para descobrir quais foram os dez municípios da região que mais admitiram no ano – e também aqueles que mais demitiram (veja os principais números nas tabelas abaixo, ao final desta reportagem). 

No topo está a capital paranaense, que já liderava o ranking no mês passado (lembre-se aqui). Agora, Curitiba soma, no ano, 22.256 novas carteiras de trabalho assinadas.  A capital paranaense ficou em terceiro lugar entre as cidades que mais criaram vagas no país no acumulado do ano, atrás apenas de São Paulo (88.440) e Belo Horizonte (23.152). Até outubro, o volume de vagas geradas na capital já supera em 62% o número de todo o ano passado, quando foram criados 13.681 empregos. No Paraná, Curitiba respondeu, sozinha, por 33% dos saldo no período, de 66.901 vagas. O saldo de vagas do Caged é medido pela diferença entre contratações e demissões no período. O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no acumulado do ano na cidade, com 15.104 vagas. A construção civil foi outro destaque, com 3.590 vagas, seguida pelo comércio, com 3.077. Porém, Santa Catarina segue sendo a estrela da região, ao colocar seis municípios no Top Ten do trabalho formal do Sul. Somadas, Joinville, Chapecó, São José, Blumenau, Brusque e Itajaí abriram 31.258 vagas de Janeiro até outubro. Não há cidades gaúchas na lista. 

Na ponta oposta, nada menos que seis localidades do Rio Grande do Sul fizeram engrossar as estatísticas do desemprego. Candiota obteve o amargo título de primeira colocada do Sul ao demitir 2.256 trabalhadores da construção civil. A explicação para este alto número é o término das obras da Usina Termelétrica Pampa Sul. Com a finalização do empreendimento, muitos trabalhadores contratados temporariamente passaram a ser dispensados de forma gradual. Única das capitais a estar entre as que mais tiveram desligamentos, Porto Alegre fechou 791 vagas, sendo 2.368 na construção civil, 1.403 no comércio e 1.200 na indústria. O tombo só não foi maior pelo fato do setor de serviços ter contratado, no ano, 4.303 novos funcionários. Santa Catarina conta com apenas com uma representante entre as dez mais que demitiram na região: Bombinhas. Pontal do Paraná e Tapejara são os municípios paranaenses presentes no levantamento exclusivo feito pelo Portal AMANHÃ.

Quem maisadmitiu no ano e...

Cidade

UF

Total

Curitiba

PR

22.256

Joinville

SC

8.123

Chapecó

SC

5.577

São José

SC

5.327

Maringá

PR

5.217

Blumenau

SC

4.342

Itajaí

SC

4.012

Brusque

SC

3.877

São José dos Pinhais

PR

3.528

Cascavel

PR

3.375


...ascidades que mais demitiram

Cidade

UF

Total

Candiota

Veja mais notícias sobre Sem Categoria.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 10 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/