Como negociar um aumento salarial

Com crise ou sem crise nas empresas, chega um momento em que o funcionário precisa pedir um novo patamar de salário. Negociar é algo sempre delicado, não importa qual a hierarquia ou responsabilidade do colaborador. Todo l...

Com crise ou sem crise nas empresas, chega um momento em que o funcionário precisa pedir um novo patamar de salário. Negociar é algo sempre delicado, não importa qual a hierarquia ou responsabilidade do colaborador. Todo líder deve conhecer e se aperfeiçoar nas técnicas de negociação, mas como lidar com isso quando o assunto é aumento salarial?

O gestor deve acompanhar o desenvolvimento de sua equipe, saber quais suas competências e fragilidades e liderar a defesa de crescimento de suas carreiras. Dessa forma, o funcionário produz com mais intensidade e motivação e terá mais foco nos resultados de sua função, pois sabe que sua chefia está com a responsabilidade de, junto com ele, planejar seu desenvolvimento profissional.

É preciso que um líder conheça as políticas salariais da empresa e esclareça as dúvidas que a equipe possa ter. Recomendo que não deixe para os últimos momentos a preparação da análise de aumento salarial. Se assim o fizer, será pressionado e provavelmente influenciado pelas ocorrências mais recentes e não pelo real desenvolvimento daquele colaborador durante todo o ano. O líder deve planejar o aumento anual constantemente, acompanhando o desenvolvimento de sua equipe, deve dar feedback a respeito do assunto e não esperar que o colaborador o procure, pois isso gera um estresse desnecessário.

Sempre oriento que é importante que o gestor defenda o aumento salarial de sua equipe, sempre baseado em fatos que justifiquem. Lembro que para muitos funcionários e mesmo organizações, o foco não fica somente no valor monetário. Atualmente, justamente por esse momento delicado de crise econômica, as empresas estão negociando outros benefícios, que podem facilitar e melhorar a vida de todos os envolvidos. É possível negociar algo como a ajuda de custo para a educação dos filhos, um seguro de saúde, pagamento do estacionamento, treinamento ou desenvolvimento de carreira, permissão para trabalhar em um projeto particular, por exemplo.

Veja mais notícias sobre Sem Categoria.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 12 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/