Casa Destemperados, uma explosão para os sentidos
Uma suntuosa residência no número 82 da rua Marquês do Herval, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, é o mais novo estabelecimento da região sul concebido para que os consumidores possam ser apresentados ao maravilhoso mundo do vinho e da gastronomia. Inaugurada oficialmente na sexta-feira (26), a Casa Destemperados, multiplataforma de conteúdo ligada ao grupo RBS, quer se tornar a porta de entrada para experiências que unem o prazer de comer à harmonização com rótulos acessíveis. Podendo comportar até 30 eventos por mês, o local que teve investimento de R$ 600 mil e conta com o apoio de 15 patrocinadores, é um verdadeiro passeio por diversos ambientes que convidam o visitante a lidar com seus próprios sentidos – a começar pela entrada. Na sala que recebeu o nome de "Explore", o consumidor é recebido com uma taça de vinho – de graça. E mais: não é preciso comprar ingresso para visitar o local.
"Cada um dos sete espaços foi criado para que as pessoas vivam diversas experiências. Queremos, com isso, também gerar conteúdo para quem se propõe a descobrir essa rica harmonização entre bebidas e gastronomia", explica Diego Fabris (à direita, na foto), um dos sócios da marca ao lado de Diogo Carvalho (à esquerda, na foto) e Lela Zaniol (ao centro, na foto). A junção entre alimento e vinho é tão estreita que o segundo ambiente é formado por uma ilha de finger foods chamado de "Experimente". A seguir, no cômodo "Inspire", serão vendidos kits para experiências gastronômicas. Se tratam desde bolsas contendo bebidas e guloseimas para piqueniques até cestas bem mais elaboradas. Os preços variam entre R$ 30 e R$ 100. O ambiente também apresentará a programação mensal da casa. A Casa Destemperados terá atrações diariamente, de segunda a sábado, das 14h às 20h. A agenda também estará sempre disponível no site do Destemperados, na aba Casa Destemperados. No espaço, há um link para a compra de ingressos.
"Descubra", apelido dado ao quarto ambiente, apresenta produtos trazidos diretamente dos produtores – entre eles queijos, doce de leite, vodkas, gins, cervejas artesanais e, claro, vinhos. Patrocinados pela Wine, e-commerce de vinhos da própria RBS, inicialmente a Casa Destemperados está oferecendo aos visitantes o sul-africano Fleur du Cap Cabernet Sauvignon safra 2012 (R$ 79), o chileno Canepa Reserva Famiglia Syrah 2013 (R$ 50) e o italiano Scaia Rosso Corvina 2012 (R$ 45). No entanto, o estabelecimento não vende esses rótulos. A sala "Compartilhe" é um local para happy hour e que futuramente contará com um bar especializado em drinks. A preocupação com o aprofundamento de estudos sobre gastronomia e bebidas levou os empreendedores a criarem o "Renove", cômodo com até 30 lugares onde serão ministradas palestras ou mesmo debates sobre esses temas. Um curso sobre drinks, por exemplo, deverá custar cerca de R$ 100 por pessoa. Nessa mesma sala também poderão ser apresentados Cook Shows.
Por fim, o local de nome "Relaxe" será usado para degustações ou jantares harmonizados. Às quartas-feiras a Casa Destemperados receberá um chef em um evento que se chama "Puertas Cerradas", concebido para ser restrito a não mais que 20 convites. A experiência gastronômica será comercializada ao preço entre R$ 100 e R$ 150 no site do Destemperados. Mas há outras opções muito baratas como o Food Garden que será aberto aos sábados mediante ingresso de R$ 35. Nesse dia, cerca de dez barracas venderão pratos temáticos onde o visitante poderá servir-se à vontade (bebidas não estão incluídas). Cursos de churrasco também serão ofertadas aos sábados.
Talvez o maior diferencial da Casa Destemperados seja o fato do visitante poder ser ciceroneado por um curador que poderá auxiliar tanto na concepção de possíveis eventos particulares como também em um simples tour pelos diferentes ambientes. O local pretende colocar o Rio Grande do Sul na ribalta gastronômica nacional. "Hoje, somos meros coadjuvantes. Pretendemos dar visibilidade para os talentos que temos no Estado e que são desconhecidos no restante do país. Não sem razão traremos chefs do interior para mostrarem suas criações aqui e também fazer com que profissionais de todo o Brasil se apresentem aos gaúchos", antecipa Fabris que, juntamente com seus sócios, mapeou mais de 5 mil restaurantes no mundo antes de projetar a Casa Destemperados.
Por enquanto o estabelecimento fincará raízes apenas na capital gaúcha. A vizinha Santa Catarina, onde o caderno Destemperados também circula, terá de aguardar um pouco mais. "Ainda que o projeto seja replicável em qualquer cidade, daremos um passo de cada vez", afirma Fabris. A depender da ávida fome do consumidor brasileiro em desvendar o mundo da gastronomia e do vinho, essa caminhada terá de ganhar velocidade.
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