Fiep lamenta morte de seu ex-presidente Mário De Mari

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lamentou profundamente o falecimento, nesta quarta-feira (27), de seu ex-presidente Mário De Mari (foto), aos 96 anos. Engenheiro e industrial do setor da construção civil, ele comandou a Fiep entre...
Fiep lamenta morte de seu ex-presidente Mário De Mari

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lamentou profundamente o falecimento, nesta quarta-feira (27), de seu ex-presidente Mário De Mari (foto), aos 96 anos. Engenheiro e industrial do setor da construção civil, ele comandou a Fiep entre 1968 e 1974, deixando um importante legado para a consolidação e expansão da estrutura da entidade em todo o Estado. Nascido em 6 de setembro de 1922, em Curitiba, De Mari se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1946. Começou a carreira profissional na Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo o primeiro diretor do Departamento de Urbanismo e chefe da Divisão de Pavimentação. Em seguida, fundou a empresa Técnica De Mari S/A – Engenharia Civil.

De Mari assumiu a presidência do Sistema Fiep em outubro de 1968. Entre as realizações de sua gestão, destaca-se a implantação no Paraná, em 1969, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – umas das quatro instituições que junto com Fiep, Sesi e Senai formam o Sistema Fiep. O período também foi marcado pela expansão da estrutura do Sistema Fiep pelo Paraná. Destacam-se as inaugurações de Centros de Formação Profissional do Senai em Maringá, Paranaguá e Telêmaco Borba. Também criou um centro de Unidades Móveis de Formação Profissional. Foram obras de Mário De Mari, ainda, o Ginásio do Trabalhador e o Teatro do Sesi, em Curitiba. Na Fiep, criou o Centro de Comércio Exterior do Paraná (Cexpar), em 1971, e instituiu, no ano seguinte, a Medalha do Mérito Industrial do Paraná. Entregue até hoje, anualmente, a medalha é o principal reconhecimento da entidade a empreendedores que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento da indústria paranaense. Posteriormente, Mário De Mari foi o engenheiro responsável pela obra do antigo Cietep, hoje Campus da Indústria, unidade do Sistema Fiep no Jardim Botânico, em Curitiba.

Além do Sistema Fiep, Mário De Mari também presidiu o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), na gestão 1957/1958. Em sua vida particular, sempre foi ligado às artes e se dedicou à pintura impressionista, tendo inclusive frequentado o Curso Livre de Composição e Pintura da Escola de Belas Artes de Houston, no Texas (EUA). “Mário De Mari foi uma legítima liderança da indústria paranaense, sempre preocupado com o desenvolvimento não apenas de sua empresa, mas de todo o setor industrial e de todo o Paraná”, afirma Edson Campagnolo,  presidente do Sistema Fiep. “Mesmo após ter deixado a presidência, sempre teve uma participação ativa no Sistema Fiep, contribuindo, com seu amplo conhecimento e com seu espírito empreendedor, para o aprimoramento da atuação da entidade. Expressamos nossos sentimentos aos familiares, esperando que encontrem em Deus o necessário conforto neste momento”, acrescenta.

O velório de Mário De Mari será realizado no Campus da Indústria, com início previsto para as 17 horas desta quarta. O enterro acontece nesta quinta (28), às 11 horas, no Cemitério Municipal de Curitiba.

Veja mais notícias sobre Memória.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 15 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/