Universidade Feevale e Techpark formarão cluster de saúde
A Universidade Feevale (foto) e o Feevale Techpark assinam nesta terça (11) um termo de cooperação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para o programa do Cluster de Tecnologias para a Saúde RS, em parceria com o Medical Valley, da Alemanha. Esse é um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia através da inovação tecnológica.
Na Alemanha, o Medical Valley possui mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. O principal objetivo do acordo é promover a integração de instituições e a realização de projetos e atividades para que o Rio Grande do Sul se afirme como referência na geração de conhecimento e produção de tecnologias e serviços inovadores em saúde.
De acordo com o pró-reitor de Inovação da Instituição, Cleber Prodanov, a iniciativa representa um grande potencial para o Brasil, visto que atualmente o país detém um déficit generoso na balança comercial em função de importações na área da Saúde. “São quase R$ 3 bilhões em produtos, equipamentos e demais insumos na área de Saúde que precisamos importar anualmente, uma vez que não são produzidos aqui”, informa.
A Feevale possui, atualmente, 3.500 alunos matriculados em seus cursos da área da Saúde que, entre outros, incluem Biomedicina, Fisioterapia e Quiropraxia. Além disso, a Universidade aguarda a última etapa de seleção do Ministério da Educação para a implantação do curso de Medicina em Novo Hamburgo.
Veja mais notícias sobre Negócios do Sul.
Comentários: