Bill Gates divulga sugestões de livros para este ano

O empresário Bill Gates (foto) é muito mais que apenas o fundador da Microsoft. Além dos projetos filantrópicos, o milionário também é aficionado por leitura. Tanto que divulga constantemente listas de...

O empresário Bill Gates (foto) é muito mais que apenas o fundador da Microsoft. Além dos projetos filantrópicos, o milionário também é aficionado por leitura. Tanto que divulga constantemente listas de livros que ele gostou e recomenda que os outros leiam. A última vez que ele fez isso foi no final do ano passado através de uma animação no seu canal do YouTube. Agora, a pedido dos organizadores do TED, Gates preparou uma lista de seis títulos que não poderão faltar em sua biblioteca em 2015.

1 - Business Adventures, de John Brooks
Gates afirma que o livro foi recomendado pelo investidor Warren Buffett em 1991. Na opinião de Gates, esse é o melhor livro de negócios que já leu. "Mesmo que Brooks tenha escrito há mais de quatro décadas, oferece insights contundentes sobre fundamentos atemporais do mundo dos negócios, como o desafio de construir uma grande organização, a contratação de pessoas com as habilidades certas e ouvir feedback dos clientes", conta Gates.

2 - The Bully Pulpit, de Doris Kearns Goodwin
A historiadora analisa as presidências de Theodore Roosevelt e William Taft. O empresário indica esse título por causa da capacidade de liderança dos ex-presidentes norte-americanos. "Estou especialmente interessado na questão central que Goodwin levanta: como a mudança social acontece? Pode ser conduzida apenas por um líder inspirador ou outros fatores têm de estabelecer as bases primeiro?", questiona.

3 - On Immunity, de Eula Biss
Com o recente surto de sarampo nos Estados Unidos, a sugestão de Gates é oportuna e indicada. A leitura é indicada para pais mais jovens, já que a autora usa ferramentas de análise literária, filosofia e ciência para examinar os rumores rápidos e imprecisos sobre vacinas infantis que se proliferaram entre os pais norte-americanos.

4 - Making the Modern World, de Vaclav Smil
Segundo o empresário, Smil é, provavelmente, seu autor vivo favorito, sendo que os trabalhos do historiador são uma leitura obrigatória, graças à clareza na visão do escritor. "Smil examina os materiais que usamos para atender às exigências da vida moderna, como cimento, ferro, alumínio, plástico e papel. O livro é cheio de estatísticas assustadoras", descreve Gates.

5 - How Asia Works, de Joe Studwell
Gates voltou a citar o livro "How Asia Works", no qual o autor dá respostas convincentes para duas das maiores questões do desenvolvimento econômico: como países como Japão, Taiwan, Coreia do Sul e China conseguem manter crescimento elevado e por que tão poucas nações conseguem seguir o mesmo caminho.

6- How to Lie With Statistics, de Darrell Huff
O livro de 1954 coloca em debate o uso de dados, ensinando a adotá-los de forma perspicaz. Segundo Gates, o tema é mais relevante do que nunca. "Um capítulo mostra como recursos visuais podem ser usados para exagerar tendências e dar comparações distorcidas", conta o fundador da Microsoft.

Veja mais notícias sobre Tecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/