Empresa do Sul tem sistema para mapear paciente da Covid

Startup beeIT disponibiliza ferramenta gratuita para hospitais

Com experiência na área de tecnologia para a saúde, a startup beeIT (foto), de Porto Alegre, desenvolveu um sistema de triagem rápida para identificar pacientes com suspeita de Covid-19. O objetivo do software é reduzir a exposição do paciente contaminado com outras pessoas que estejam nas salas de espera de pronto-atendimentos, diminuindo a propagação da doença.

A ferramenta funciona por meio de uma plataforma on-line, onde são preenchidos os dados pessoais de acordo com o Protocolo de Classificação de Risco padrão, que utiliza a classificação por cores para definir a prioridade do atendimento, e segundo o protocolo da epidemia. "Em menos de dois minutos, o software Salus orienta o enfermeiro da triagem sobre os procedimentos que deve adotar em cada caso. Se for uma suspeita de Covid-19, por exemplo, informa as medidas que devem ser adotadas para evitar a contaminação, aplicando prevenção padrão ou por gotículas. Essas precauções vão desde o uso de máscaras e óculos até o isolamento total", explica Sandro Pinheiro, diretor da beeIT.

O principal diferencial do sistema é que ele permite o rastreamento do paciente ainda na rede de atendimento. Depois de confirmada a contaminação de um caso, é possível identificar todas as pessoas que estiveram na sala de espera junto com o contaminado. Integrado na rede pública, o software pode mapear os pontos de atendimento por onde o infectado passou e quem teve contato com ele.

A ideia da empresa é propagar o uso do software em todo o Brasil. "O sistema havia sido criado, inicialmente, em um formato de comercialização. Mas, a partir do aumento dos casos, sentimos a necessidade de adaptá-lo de uma maneira que pudesse ser usado, sem custos, nos hospitais e unidades de saúde", conta Pinheiro.

Os hospitais e unidades de saúde que queiram utilizar o serviço gratuitamente podem acessar o site www.beeit.com.br ou entrar em contato com a empresa pelo WhatsApp (51) 99.792.7516.

*Com edição de Valentina Gindri

Veja mais notícias sobre Tecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/