Floripa Conecta gerou cerca de R$ 15 milhões para a economia da cidade
A segunda edição do Floripa Conecta deixou um saldo positivo para a economia da Capital. Em agosto, justamente um dos meses menos agitados para o turismo da cidade, o hub de eventos movimentou a cena criativa com mais de 420 horas de atrações. Os 60 eventos que fizeram parte desse movimento atingiram um público estimado de 65 mil pessoas — se considerar também quem participou de atividades online, em mais de 30 lugares diferentes. Para a economia da Capital, o resultado foi significativo. Em valores, o número estimado foi de R$ 15 milhões, mostrando o quanto a indústria criativa é potente, gera renda e emprego.
O cálculo foi baseado no impacto no turismo da cidade a partir da movimentação do público nesses mais de 60 eventos. Foram 17,8% a mais na rede hoteleira se comparado a 2019, na primeira edição do Floripa Conecta. Além dos números, o sucesso do projeto foi medido a partir das conexões que surgiram entre grandes e pequenos produtores, a descentralização de atividades e a possibilidade de moradores e visitantes, conhecerem a produção cultural, de tecnologia e a cena empreendedora de Florianópolis.
Passados dois anos de espera, o Floripa Conecta 2022 marcou a retomada da Indústria Criativa de Florianópolis. Thaynan Mariano, executivo do projeto, destaca que nesta segunda edição foi possível conectar a Ilha e o Continente, empreendedores e clientes, a comunidade e o centro da cidade. "Fica claro que é em Florianópolis que nos encontramos em agosto quando queremos explorar o nosso potencial criativo", diz Mariano.
Ele também ressalta o engajamento de moradores, turistas e dos próprios agentes criativos. Esse engajamento pode ser medido a partir dos resultados de mídia: as redes digitais do Floripa Conecta tiveram aumento de 250% em número de seguidores, mais de 200 mil pessoas alcançadas e mais de 500 mil impressões, mostrando que o projeto contribui para dar visibilidade principalmente para os pequenos produtores.
Floripa Conecta 2023
A expectativa é que em 2023 o projeto seja ainda maior. O evento do próximo ano ocorrerá de 18 a 27 de agosto. Uma das novidades anunciadas nesta edição são as Rodadas de Negócios SEBRAE SC entre produtores, agitadores culturais, empreendedores e entidades pós-evento. Essas rodadas estão marcadas para outubro e têm o propósito de promover e facilitar colaborações e cooperações entre quem atua na área.
A segunda novidade são workshops de capacitação para produtores sobre como captar recursos via leis de incentivo e concorrer em editais. As oficinas serão em novembro deste ano. "A ideia é apoiar produtores de eventos a passar de nível e conectá-los com fornecedores da cidade", afirma Mariano.
Veja mais notícias sobre Santa Catarina.
Comentários: