Delivery imobiliário entra para o legado da covid-19

Setor acelera uso da tecnologia e clientes assinam contrato de compra no turbilhão da crise

Muito mais do que o aprendizado sobre relacionamento à distância e trabalho remoto, trazido pela Covid-19, um dos fenômenos mais interessantes desses dias é a resiliência de empresas e consumidores em seus esforços para manter negociações em andamento e até fechar negócios. A aposta do mercado imobiliário é uma das faces mais visíveis. Vender - e comprar - bens de alto valor não é tarefa fácil. E se agiganta quando o mundo que conhecemos se desmancha em gráficos que não param de indicar o chão.

Na última semana de março, as construtoras paranaenses Valor Real Empreendimentos e Pride Construtora e Incorporadora comemoraram a assinatura dos primeiros contratos de compra 100% on-line. Com ferramentas tecnológicas e muitas ações de delivery para dar conta da burocracia, ambas garantiram o sonho da casa própria para seus clientes e cumpriram todas as recomendações de prevenção e combate ao novo coronavírus.

Nos dois casos, os compradores são muito jovens. Emylen Polyanna completou 18 anos em novembro, entrou para a autoescola e comprou um apartamento de forma 100% digital em meio à pandemia do Covid-19. Ela vai morar no Park Royale (foto), empreendimento lançado no final do ano passado em São José dos Pinhais pela Valor Real, que é especializada em Minha Casa Minha Vida. João Douglas de Melo Camargo, 29 anos, é montador, e não recuou do sonho de três anos, acalentado com a noiva Mirian. O casamento vai ser em 2021 e o casal quer casa para casar, como prevê o ditado popular.

As primeiras sondagens já apontam para um grande recuo na trajetória de crescimento que o setor imobiliário vinha registrando. As novidades no financiamento aqueciam os ânimos e os números do setor, que responde por 4% do PIB brasileiro. Apesar da quebra da expectativa, o setor não jogou a toalha. Para preservar clientes e corretores, mais tecnologia vem embarcando nas obras e até as pequenas empresas investem em decorados e oferecem ferramentas de tour virtual, para visitação e acompanhamento da obra, uma tendência que se acentuou com a crise sanitária.

"A decisão de compra é difícil nesse momento e as visitas virtuais ajudam, junto com as promoções. Temos uma promoção de entrada em 90 dias: quem comprar agora seu apartamento, começa a pagar só em junho. É uma forma de darmos o fôlego necessário aos nossos clientes diante da quarentena em que estamos", pontua Antonio Lage, co-presidente da incorporadora.

Alinhada à tendência do compartilhamento, a curitibana D. Borcath manteve o lançamento do Easy Life Campos Sales, empreendimento no bairro Alto da Glória que oferece serviços de hotelaria, locação de carros, personal trainer, concierge, entre outros no sistema pay per use. As áreas comuns têm espaço fitness, salão gourmet, salão de festas, lavanderia, espaço pet e salão de festas, além de rooftop, coworking, horta e cozinha comunitária. "O conceito inovador uma ótima opção de investimento", destaca Douglas Borcath Filho, diretor da empresa, fazendo coro com a voz dominante de que imóveis são o melhor refúgio para o dinheiro em tempos de crise.

Na outra ponta do mercado, a gigante MRV também pretende desafiar a poupança do consumidor, oferecendo condições especiais para aquisição de apartamentos prontos e semiprontos em todo o Brasil. Todo o estoque entra em promoção de forma inédita, completamente on-line, em um feirão digital em que tudo pode ser feito de forma remota, desde a escolha do imóvel até a assinatura eletrônica do contrato.

MAIS NEGÓCIOS SOB A COVID-19

Grupo francês compra Laborclin para crescer na América Latina
A francesa Solabia Group comprou a líder do mercado nacional em microbiologia, a Laborclin. A negociação começou em julho de 2019 e acelerou nos últimos meses. A empresa francesa - que é especializada em manufatura de matérias-primas para os setores de cosmética, farmácia, nutrição, biotecnologia e diagnóstico - é fornecedora da brasileira.

O anúncio da nova aquisição acontece quase um ano após a compra da empresa de biotecnologia israelense, Algatech, pelo grupo francês. Ao redor do mundo, a Solabia tem sete unidades de produção e quatro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Um desses postos de desenvolvimento de novas tecnologias está em Maringá, na região norte do Paraná, em uma área de 9,5 mil metros quadrados. Esse investimento em pesquisa e automação será aplicado à Laborclin, o que deve garantir mais segurança e aumentar a escala no processo de produção.

A empresa brasileira produz, por ano, dez milhões de placas com meios de cultura para testes - número que deve crescer 40% nos próximos 12 meses e triplicar em três anos. Outro foco da Laborclin é a solução para testes de tolerância e glicose em diabéticos: são mais de dois milhões de testes por ano. O crescimento nesse ramo deve chegar a 60% em 2021.

WTC Curitiba amplia canais digitais
A recomendação é ficar em casa, mas isso não significa interromper a gestão de negócios e o networking. Com essa motivação, o World Trade Center Curitiba (WTC) vem promovendo lives semanais no Instagram. A primeira delas abordou questões legais sobre o teletrabalho (realizado externamente ao ambiente empresarial, com uso de recursos tecnológicos e comunicação online). Apresentada pelo diretor executivo do WTC Curitiba e Joinville, Milton Fabricio, a live no Instagram @wtccuritiba contou com a presença do advogado Célio Neto, doutor em Direito Trabalhista e presidente do Instituto Mundo do Trabalho.

Na segunda live, a sócia-diretora da Yby Estratégia de Vendas, Luciana Lima, falou sobre a nova jornada de compra do consumidor e de como as empresas podem motivar seus times durante as restrições da pandemia. Além das lives nas redes sociais, o WTC vai iniciar a gravação de podcasts com convidados associados, para não interromper o ambiente de disseminação de informações estratégicas e networking dos grupos de competitividade, que são a marca do clube de negócios.

Universidade Positivo abre polo de EAD no Japão
A Universidade Positivo (UP) acaba de chegar em Takaoka, no Japão. O polo EAD é o primeiro fora do Brasil e tem como objetivo atender brasileiros que moram no país asiático. Segundo o Itamaraty, mais de 185 mil brasileiros moram no Japão, país com terceira maior comunidade brasileira fora do Brasil. A unidade EAD da UP oferece 37 cursos na modalidade a distância, sendo 22 cursos de graduação e 15 de pós-graduação. O polo começa a funcionar em abril, na sede da agência de empregos para brasileiros Yukawa. A Universidade Positivo possui mais de 80 polos EAD no Brasil, em 15 estados e no Distrito Federal. 

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Quinta, 28 Março 2024

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