Sidebar Menu

Maratona de inovação impulsiona iniciativas para mundo pós pandemia

Realizado pelo governo do Paraná, hackaton pelo futuro destacou soluções em saúde e vendas on-line
Maratona de inovação impulsiona iniciativas para mundo pós pandemia Mais de 1 mil pessoas se inscreveram para participar na iniciativa. Destas, 800 foram selecionadas e divididas em 124 equipes, que desenvolveram soluções inovadoras para serem aplicadas nas áreas da saúde, cultura, economia e sociedade

O Hack pelo Futuro, maratona de inovação organizada pelo governo do Paraná, destacou dez iniciativas que buscam alternativas para o pós-coronavírus, associando tecnologia a cuidados com higiene, saúde e vendas on-line, entre outros. As três melhores equipes ganharam uma bolsa para acelerar seus projetos na Founder Institute Brazil, programa voltado ao lançamento de startups no estágio de ideação.

Mais de 1 mil pessoas se inscreveram para participar na iniciativa. Destas, 800 foram selecionadas e divididas em 124 equipes, que desenvolveram soluções inovadoras para serem aplicadas nas áreas da saúde, cultura, economia e sociedade. O hackaton foi realizado pela Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado, juntamente com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), com apoio de mais de 40 parceiros e operacionalização e metodologia da startup Panic Lobster.
Além das três soluções vencedoras (confira no final desta reportagem o perfil de cada uma delas), as outras sete selecionadas no Top 10 do hackaton incluem um sistema de monitoramento eletrônico que ajuda a reduzir as quedas de produção de leite; uma plataforma que ajuda empresários e governantes a conhecer a realidade e tomar decisões; e um tapete com produtos sanitários que pode ser instalado na entrada de residências e comércios para fazer a desinfecção dos sapatos. Também foi desenvolvido um aplicativo para mulheres grávidas que possibilita o registro digital do cartão pré-natal; uma plataforma digital que reúne protetores de animais independentes e possíveis adotantes, entre outros. Todas as iniciativas desenvolvidas no hackaton ficarão disponíveis no site www.hackpelofuturo.com.br, para serem acessadas por possíveis parceiros.

"Muitas ideias originais saíram da maratona e podem ser aplicadas para minimizar os impactos que a pandemia deixa na sociedade. O governo avaliará cada uma delas, mesmo as que não foram selecionadas. As que fizerem sentido podem ser aproveitadas pelo próprio Estado ou serem apoiadas pelo ecossistema de inovação paranaense", afirmou Henrique Domakoski, superintendente de Inovação.


Higiene primeiro

A primeira colocada, equipe Nota10, criou um dispositivo eletrônico que condiciona o acesso a certos ambientes. A entrada fica permitia somente após a higienização das mãos com produtos anticépticos. As portas de locais como alas hospitalares, cozinhas industriais ou mesmo restaurantes só destravam depois do uso de um dispenser com álcool em gel. Um protótipo do dispositivo foi instalado no Hospital Cajuru e a equipe também foi autorizada a implantar a ferramenta no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A saúde sob controle
A equipe PharmaCare, que ficou em segundo lugar na maratona, desenvolveu o aplicativo RemedioJá. A ferramenta lembra os pacientes com doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão, o horário certo de tomar os medicamentos e envia notificações para programar a compra quando o remédio está acabando. Também faz uma busca de comparação de preços nas farmácias mais próximas do paciente.

Agilidade para o agronegócio
O terceiro projeto que será acelerado é o AgroSimples, desenvolvido por uma equipe de estudantes e professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Trata-se de um marketplace, um serviço on-line que reúne diferentes lojas e vendedores, para ajudar produtores agrícolas e comerciantes a negociar virtualmente. Ele facilita pagamento e rastreabilidade por meio de um sistema de atendimento de demandas, chat para negociação e pagamento on-line.

Veja mais notícias sobre EmpreendedorismoCoronavírusParaná.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 12 Agosto 2020

Imagem do Captcha


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/

No Internet Connection