Sidebar Menu

Ranking aponta Curitiba como a melhor capital em saneamento

Outras cidades do Paraná se destacaram no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
É a quarta vez consecutiva que Curitiba é avaliada como melhor capital em saneamento, na categoria mais alta do ranking, que é Rumo à Universalização

Curitiba está no topo do ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Atendida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Curitiba tem 100% da população urbana atendida com água tratada e 96% com coleta de esgoto (sendo que 100% do esgoto coletado é tratado). É a quarta vez consecutiva que Curitiba é avaliada como melhor capital em saneamento, na categoria mais alta do ranking, que é Rumo à Universalização. Porto Alegre, entre as capitais, aparece na 11ª colocação e Florianópolis na 14ª (veja o ranking completo por capitais na tabela abaixo). No ranking nacional – liderado por São Caetano do Sul, seguido de Rio Claro e Piracicaba, todas cidades paulistas e que alcançaram 500 pontos – Curitiba fica na quarta posição.


O Ranking ABES da Universalização do Saneamento – edição 2020 reúne 1.857 municípios, que somam 70% da população do país e utiliza dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS). O estudo avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, além de aferir o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos recebem destinação adequada. Só entram no ranking os municípios que forneceram aos SNIS as informações para cálculo de cada um destes indicadores. A organização do estudo divide os municípios em duas faixas populacionais: pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil), o que torna a comparação mais equilibrada. Para todas as bases foi considerado o ano de referência de 2018.

O Portal AMANHÃ compilou os dados das cidades de grande porte do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul presentes no ranking. Dos 48 municípios, 20 são paranaenses, 17 gaúchos e 11 catarinenses. Na ponta de cima, no ranking Rumo à Universalização, são nove cidades, sendo oito do Paraná. No recorte posterior (Compromisso com a universalização) são sete municípios paranaenses entre dez listados. Confira a lista completa depois do ranking exclusivo das capitais. 

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 11 Agosto 2020

Imagem do Captcha


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://amanha.com.br/

No Internet Connection