Top of Mind premia as grifes mais lembradas em 2018

Cerca de 500 pessoas prestigiaram a festa de premiação do Top of Mind 2018, que aconteceu na noite desta terça-feira (15), na Sogipa. O evento reuniu líderes empresariais do Rio Grande do Sul, profissionais da área de marketing e comunicação e convid...

Top Branding 2018 revela seus seis finalistas

Nesta segunda-feira (14) foram conhecidos os seis finalistas do Prêmio Top Branding, que vai eleger o melhor comercial ou vídeo de branding por meio de votação em real time durante o evento Top of Mind 2018. O Prêmio, uma iniciativa do Grupo AMANHÃ, ...

Gerdau amplia liderança como marca de Grande Empresa no Rio Grande do Sul

No momento em que aposta nas ferramentas digitais para estreitar o relacionamento com os clientes, a Gerdau amplia o seu índice de lembrança na categoria “Grande Empresa do Rio Grande do Sul”. Nesta edição da pesquisa Top of Mind de AMANHÃ, a grife d...

Top Branding elege melhores comerciais gaúchos

A Revista AMANHÃ, promotora do Top Of Mind Rio Grande do Sul e do Top Porto Alegre, promove mais uma edição do Prêmio Top Branding, iniciativa que elege o melhor comercial ou vídeo de branding. As inscrições podem ser feitas até 27 de abril e o grand...

Aprendendo com as marcas de luxo

Desde que o setor de bens de luxo despontou no Brasil, lá em meados da década de 1990, vem sendo alvo de interesse da imprensa, de empreendedores e de estudiosos dos negócios. Motivos não faltam: vender produtos com margens de lucro (aparentemente) s...

O que você faz hoje para ser lembrado amanhã?

Sua marca é relevante? Qual a importância da sua marca? O que sua marca faz para se tornar relevante? Se sua empresa deixar de existir, deixaria saudade? Essas são algumas reflexões que fazem parte do mote da campanha deste ano do já tradicional Top ...

PwC está entre as dez marcas mais fortes do mundo

A PwC está entre as dez marcas mais fortes do mundo, segundo o Brand Finance Global 2018, publicado pela empresa especializada em estratégia e avaliação de marcas Brand Finance.  A consultoria figura à frente de duas grifes famosas: Johnson’s e Micro...

Exclusivo: as revelações do Top of Mind RS sobre os vinhos

Pioneira no Brasil, o Top of Mind de AMANHÃ é uma pesquisa que anualmente fotografa a memória dos consumidores do Rio Grande do Sul em mais de cem marcas de produtos, serviços e comunicação. Neste ano, o Cepas & Cifras pediu para que a Segmento, comp...

Frísia, Castrolanda e Capal anunciam a criação da Unium

Três das maiores cooperativas paranaenses anunciaram a união de suas marcas. Frísia, Castrolanda e Capal, de Castro, lançaram a marca Unium. A nova grife, resultado da fusão das palavras “união” e “um” vai substituir os selos das cooperativas em prod...

Quando a arte vira ciência

Quem assistiu ao show de Paul McCartney em Porto Alegre, na última sexta-feira 13, provavelmente viu um espetáculo muito parecido com aquele apresentado na capital gaúcha sete anos atrás. E praticamente idêntico ao que o ex-Beatle trouxe ao Brasil pe...

Estudo revela posicionamento digital de marcas gaúchas

O advento da internet mudou por completo a era dos relacionamentos e a forma como o consumidor interage com suas marcas preferidas. Muitas empresas e organizações continuam, no entanto, seguindo estratégicas do século passado para influenciar seus pú...

Marcas com ponto de vista

No fim de março, uma discussão nas redes sociais entre o prefeito de São Paulo, João Doria, e a norte-americana Amazon ganhou repercussão nacional. Tudo em razão da campanha publicitária veiculada pela gigante de vendas e tecnologia, que fez referênc...

Para todos os gostos

A inédita categoria Espumantes, da pesquisa Top of Mind RS, revela um fato curioso. O maior nível de lembrança é da Salton (veja tabelas no final da matéria), centenária vinícola familiar, que deixou para trás duas marcas reconhecidas por trabalharem...

O consumidor deve consentir

A economia móvel – da qual fazem parte, entre outros, o 5G e os carros conectados – deverá responder por 4,5% do PIB da América do Norte até 2020, de acordo com o grupo comercial de operadores móveis GSMA. Isso equivale a US$ 1 trilhão. Contudo, embo...

Touro sem mãe II

Semana passada comentei o caso da Toro, picape da Fiat que ganhou vida própria e tornou-se mais forte que a marca italiana no mercado brasileiro (recorde aqui). Comentei as possíveis razões para a ocorrência desse fenômeno e lancei a questão: o que a...

Touro sem mãe

Segundo uma colunista do Jornal do Carro, página do Estadão, estaríamos diante de um fenômeno relativamente incomum no mercado de automóveis: aquele em que um produto torna-se mais forte do que a montadora que o fabrica. Para Rafaela Borges, a Toro (...

Fazei o bem, olhai a quem...

Na última edição impressa de AMANHÃ, a matéria de capa aborda o chamado marketing de causas, voltado a promoção de um ideal por meio de campanhas publicitárias. E no caderno Top of Mind da mesma edição, eu e o publicitário Yago Roese assinamos artigo...

Na ponta dos dedos do cliente

Há mais de duas décadas, marcas e consumidores abriram uma nova fronteira de relacionamento: conversam, convencem, reclamam, indicam e sugerem, tudo por interfaces digitais. O que, nos primórdios, limitava-se a uma simples página de web com informaçõ...

Para prender a atenção do consumidor

Os números de uma pesquisa feita pela Holmes Report, publicação norte-americana especializada em relações públicas, são categóricos. Depois de ouvir os 100 profissionais considerados mais influentes no mundo, a Holmes apurou que quase dois terços del...

Independência ou morte

Semana passada, falei sobre as intenções de boicote às marcas do Grupo J&F, envolvido nos escândalos de corrupção do governo federal (recorde aqui). Hoje, falo das marcas do Grupo propriamente, e da maneira como estão organizadas e hierarquizadas. Di...