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Dicas para manter sua empresa longe da crise

Safegold apresenta um guia prático sobre performance financeira

Não precisamos ir muito longe para sermos bombardeados, diariamente, sobre notícias alegando uma nova crise econômica. Para quem lida com a flutuação do mercado, isso pode ser um impeditivo bastante importante na hora de planejar seus negócios. Essas notícias, além de desestimularem o empreendedor, acabam evitando o crescimento dos ganhos na sua corporação, pois a relação dívida/lucro aumenta durante uma crise econômica.

Estudos feitos recentemente pela S&P Global Ratings mostraram que as empresas estão mais vulneráveis a inadimplências — isto ocorre, justamente, por causa da crise global de 2008. O montante de dívida negativada no mês de julho deste ano soma R$ 101 bilhões, distribuídos entre 5,8 milhões de empresas inadimplentes, segundo dados da Serasa Experian.

E foi pensando em deixar sua empresa fora de perigo em relação à qualquer crise econômica que a Safegold preparou um artigo completo, com várias dicas sobre como melhorar a performance financeira da sua empresa. Confira:


Aproveite o sucesso em qualquer cenário econômico

Para começarmos a falar sobre performance financeira, é importante salientarmos algo: nem sempre uma dívida é maléfica para a sua empresa. Muitas pessoas têm este conceito errado sobre dívida. Elas vêem a dívida somente no seu aspecto negativo, fora do controle do caixa. 

Mas quando a dívida impulsiona expansão do negócio, melhorias, vendas, produtos, ela não pode ser vista como algo ruim. Claro, é sempre importante verificar o perfil da dívida, o retorno esperado sobre o investimento realizado com o endividamento, bem como a capacidade de pagamento. Afinal, dívida é dívida, não é mesmo?

Assuma somente aquilo que você poderá pagar, pois os juros não irão perdoar o caixa da sua empresa. Paciência e visão de mercado são os maiores trunfos que um empreendedor deve ter para se tornar grande.

Cuide do seu fluxo de caixa

Em toda a empresa que se preze, as despesas são constantes, mas a quantidade de  dinheiro que entra na sua empresa não é tão constante assim — a economia é quem manda. Respeite o caixa, mantenha as informações atualizadas e faça análises constantemente. 

A melhor maneira de proteger seu fluxo de caixa é enviar faturas imediatamente e revisar regularmente seus recebíveis. Quando sua empresa toma essa atitude, é fácil perceber que alguns clientes atrasam os pagamentos constantemente e muitos outros esperam vencer a data. Resolver esses problemas o quanto antes fará com que não se tornem remanescentes e nem comprometam a saúde do seu fluxo de caixa.

Domine suas competências — o que for bom sempre deve continuar

Nunca é uma má ideia diversificar os produtos e serviços da sua empresa, mas simplesmente adicioná-los sem um estudo técnico ou sem a capacidade necessária, pode ser um tiro no pé.

Cuide muito bem na hora de diversificar a sua empresa. Nem sempre algo novo pode ser a melhor estratégia. É normal você se encantar por uma situação corriqueira, onde uma oportunidade de expandir seu negócio aparece, mas muitas vezes ela danifica a operação principal, fazendo sua empresa perder tempo e capacidade de investimento na área em que ela realmente atua.

Concentre-se em ser o melhor naquilo que sua empresa já faz muito bem. Ser o expert em sua expertise — com o perdão da redundância — sempre guiará sua empresa para o sucesso.

Fidelize seus clientes atuais

Conversar com seus clientes é uma ótima maneira de avaliar seus concorrentes e aumentar potencialmente as vendas na sua empresa. Os clientes existentes estão familiarizados com sua empresa, e alguns dos seus clientes fiéis provavelmente estão mais abertos a vendas adicionais.

Uma dica super importante é contratar uma agência de marketing para colocar sua empresa no mundo digital. Além de fidelizar seus atuais clientes, ela cria um maior engajamento da sua marca, atraindo potenciais consumidores para o seu produto ou serviço.

Também é significativamente mais barato comercializar para pessoas que já conhecem a sua empresa e as ofertas de produtos. Ao invés de utilizar métodos de marketing tradicionais, você pode oferecer aos seus clientes fidelizados acesso à diversas vantagens, como: acesso antecipado a novos itens, promoções e descontos especiais.

Procure sempre mostrar aos seus clientes que sua empresa os valoriza. Dessa forma, eles sempre voltarão para consumir seus produtos ou serviços — isso sem mencionar o fato deles indicarem sua empresa para os seus amigos e compartilharem seus conteúdos nas mídias digitais.

Fique por dentro da concorrência

Depois de conseguir a manutenção da sua clientela, está na hora de buscar novos clientes no mercado. Mesmo que você esteja em um mercado convencional, existe uma  concorrência para o seu negócio — sempre existe.

Afastar os seus clientes de seus concorrentes é uma trapaça? Não, lógico que não. E tentar angariar clientes deles? Também não. Quem manda é a oferta e o mercado. Sempre esteja a par de tudo que acontece com os seus concorrentes e veja novos clientes todos os dias consumindo os seus produtos ou serviços.

Se você não estiver familiarizado com outras empresas do seu setor, é hora de fazer uma pesquisa. Assista aos anúncios, inscreva-se nas listas de e-mail, visite as lojas físicas e as páginas de mídias sociais para acompanhar tudo o que os concorrentes estão fazendo. Preste atenção nas qualidades que separam o seu negócio dos deles e faça o possível para oferecer algo único, que ninguém mais pode igualar.


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