Fitch Ratings confere ao Paraná grau de investimento

Agência atribuiu nota AA em escala nacional e BB em escala global

Da redação

redacao@amanha.com.br

Uma das principais empresas de classificação de riscos do mundo, a Fitch Ratings, conferiu ao Paraná o rating global "BB" e o nacional "AA", nesta sexta-feira (04). A avaliação é um indicativo de credibilidade internacional e nacional do estado para operar com agentes financeiros globais e locais e sinaliza a capacidade de honrar seus compromissos financeiros. A diferença se explica porque um estado não pode receber nota maior que o país nesta última escala.

O grau de investimento é um selo de qualidade que dá segurança aos investidores nacionais e internacionais, explica o diretor do Tesouro Estadual, Roberto Gomides. O diretor também destaca que a nota reflete ainda a avaliação da agência internacional de que o Estado continuará registrando resultados fiscais equilibrados com baixo nível de endividamento.

A nota de crédito do Paraná é a mesma concedida ao Estado de São Paulo. Segundo o diretor, resultado da boa gestão fiscal praticada pelo governo paranaense, a avaliação traz ainda a tendência de diminuição dos custos de captação de recursos para novos investimentos. Ele destaca que o desempenho do Paraná se torna ainda mais relevante diante do cenário de crise econômica que se verifica no país, com vários estados em grave crise fiscal, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O Rio Grande do Sul não possui rating atribuído pela agência. O estudo para obtenção de rating é encomendado às agências de risco pelos governos de Estados e municípios interessados em investimentos e financiamentos externos.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: