Fante Bebidas é bicampeã no Prêmio Exportação RS

Nada menos que 70% de todo vinho engarrafado exportado via solo gaúcho saiu da empresa

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Júlio Fante, diretor da Fante Bebidas, de Flores da Cunha

Perto de completar 50 anos, a Fante Bebidas conquista o Prêmio Exportação RS na categoria Destaque Setorial – Bebidas pelo segundo ano consecutivo. A companhia de Flores da Cunha receberá a condecoração da ADVB-RS. Empresa familiar, hoje a Fante atua em todo o território nacional, além de registrar forte crescimento no exterior. Só no ano passado, a marca contabilizou expressiva ampliação nos mercados da América e Latina e da América Central. “Esse incremento só demonstra o acerto das estratégias adotadas pela empresa ao longo dos anos”, constata o diretor Júlio Fante (foto).

2018 também foi o ano do início das operações de distribuição no mercado norte-americano, bem como de crescente volume de vendas no Continente Africano, mercado aberto em 2017. “Em 2018, exportamos cerca de 15% das 41 milhões de unidades produzidas, registrando um crescimento de 17%”, contabiliza o dirigente, lembrando ainda que 90% do volume de destilados exportados no Rio Grande do Sul no mesmo ano foram produzidas pela Fante e que 70% de todo vinho engarrafado exportado via solo gaúcho no mesmo período saiu da Fante. Os principais destaques no mercado internacional foram a vodka Rajska, o aperitivo Black Stone, o Gin Rocks e a Cachaça Brazuka. A marca Quinta do Morgado ficou em evidência no setor de vinhos, sucos e espumantes.

Fante espera expandir ainda mais a empresa no mercado internacional no futuro. “Nossa expectativa é imprimir maiores esforços onde o mercado já está consolidado, continuar a busca por novos mercados e manter um crescimento nas vendas nos próximos três anos de 15% ao ano”, projeta. Hoje, a empresa é responsável pela produção e comercialização de vinhos, sucos, espumantes e destilados, com mais de vinte marcas registradas e mais de cem produtos. Suas principais marcas são Quinta do Morgado (vinhos, sucos e espumantes), Oremus e Cordelier (vinhos e espumantes), além de Rajska, Black Stone e Gin Rock`s na área de destilados, entre outras. 

Para cuidar de toda essa engrenagem, a Fante conta com um quadro de duzentos colaboradores nas suas duas unidades de produção. Além disso, foram realizadas melhorias nas linhas de produção, ampliação de capacidade de estocagem e lançamentos de novos produtos. “Estas ações resultaram na expansão de 20% de crescimento referente ao ano de 2017”, explica o empresário. Para chegar a esses resultados tanto no mercado interno como no externo, a empresa se utilizou de pesquisa de tendências de consumo para lançamento de novos produtos, desenvolvimento de sistema de distribuição e logística buscando maior capilaridade dos produtos, além de desenvolvimento estratégico de marketing objetivando atingir o público-alvo.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: