Grupo Vibra: uma trajetória de tradição e excelência

Pesquisa garantiu lugar diferenciado no mercado

Gerson Muller*

A história do Grupo Vibra na avicultura tem quase 50 anos e foi construída sob uma base sólida: a experiência empreendedora de seus acionistas e gestores, que já na década de 1970 se tornaram referência mundial no setor e na produção de alimentos. Hoje, trabalhamos em dois segmentos diretamente ligados: a multiplicação genética de matrizes de aves com a marca Agrogen e a produção e comercialização de carne de frango com as marcas nat. e Ávia. 

O principal diferencial desta trajetória é a capacidade do grupo em inovar. Como sabemos, há algumas décadas estamos vivenciando um espetacular desenvolvimento de novas tecnologias que transformam o nosso cotidiano. O Grupo Vibra tem essa constante transformação em seu DNA. Atuamos em forma conjunta com a líder mundial das casas genéticas de aves, a Cobb-Vantress. Todos os testes para novos produtos da Cobb Vantress na América Latina são realizados em nossas instalações. Essa parceria, que comemorou 20 anos no ano passado, nos oportuniza tecnologia mundial de ponta que se efetiva no alto desempenho de nossas matrizes, gerando os melhores resultados com a evolução permanente da produção de pintos. Dentro desse escopo, investimos continuamente em processos e tecnologias, bem como em pesquisa e inovação.

Por essa atuação inovadora, ocupamos uma posição de destaque na multiplicação genética de matrizes de aves no país. E, ainda, estamos entre as poucas indústrias brasileiras que detêm o controle total da cadeia produtiva –incluindo granjas, incubatórios, laboratórios, fábricas de ração e frigoríficos. Como consequência, a carne de frango que produzimos possui controle dos níveis de gordura, alto padrão de textura e maciez, além de ser 100% livre de hormônios¸ conforme estabelecido pela legislação brasileira. 

No Brasil, nossos produtos estão nas gôndolas de importantes redes de supermercados, principalmente nas regiões Sul e Sudeste e em mais de 40 países no exterior. Possuímos 14 unidades de produção, instaladas no Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, 5 mil funcionários e uma filial internacional inaugurada recentemente em Dubai. Os produtos comercializados no mercado interno passam pelo mesmo controle de qualidade dos cortes exportados. Estamos sempre atentos às tendências de consumo aqui e lá fora. Foi a partir deste olhar que lançamos uma linha inédita no setor avícola brasileiro: a nat. Verde. Depois de dois anos de pesquisa e mais de R$ 10 milhões investidos, os produtos chegaram ao mercado para atender ao aumento da demanda por alimentos ainda mais saudáveis, naturais e sustentáveis, e se tornaram um case de sucesso. Os frangos vivem em granjas exclusivas, com elevado índice técnico, onde o ambiente e a temperatura são controlados permanentemente, recebem alimentação com ração 100% vegetal e são livres de antibióticos terapêuticos.

 Outro diferencial da linha e exemplo de inovação está na embalagem, que, além de ser reciclável, é a primeira no segmento de frangos no Brasil a utilizar a atmosfera controlada. Esta tecnologia garante a conservação da carne por mais tempo, aumentando o prazo de validade do produto. A iniciativa amplia a segurança alimentar para o consumidor, reduz o desperdício para o supermercadista e diminui os resíduos.  Em menos de 12 meses após o lançamento do produto, a consolidação da linha está evidenciada pela aceitação do mercado.

 A atuação do Grupo Vibra também está baseada em pilares como a responsabilidade ambiental e social. As nossas unidades de produção são certificadas pelo COMERC SINERCONSULT pelo uso adequado de fontes de energia. Somos signatários do Pacto Global da ONU, e nos engajamos em questões de inclusão com a contratação de estrangeiros refugiados. Atualmente, temos mais de 300 haitianos atuando em duas unidades localizadas no Paraná.

 Orgulhamo-nos da nossa história, do momento que vivemos e dos reconhecimentos que reafirmam a nossa trajetória de excelência. Neste ano, por exemplo, fomos reconhecidos como a quinta empresa do Brasil em Governança Corporativa, no segmento alimentos e bebidas, pelo ranking de uma revista nacional. A trajetória permanente de reconhecimentos prova que estamos no caminho certo, seguindo à risca o nosso propósito. Não paramos por aí. Acreditamos que temos muito a oferecer e que podemos fazer sempre mais e melhor.

*Diretor superintendente do Grupo Vibra.



comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: